Como comprar com segurança um imóvel?


Antes de comprar um imóvel, a primeira coisa que o interessado tem que fazer é ter certeza de que aquele que está vendendo é mesmo o dono. E como saber isto? Por meio da certidão da matrícula do imóvel, que pode ser obtida por qualquer pessoa no Cartório de Registro de Imóvel da área*.  É como se fosse a certidão de nascimento de uma pessoa. Lá constam todas as transações envolvendo o imóvel (venda, hipoteca, bloqueio judicial etc).

Também é preciso fazer uma boa busca em nome do vendendor, para verificar se ele não tem dívidas pendentes. Isto pode ser problema depois. Se a venda for considerada fraude pela Justiça, pode ser desfeita.

Além disto, é importante verificar a situação cadastral do imóvel na Prefeitura e eventuais dívidas e multas. Lembre que a dívida está sempre ligada ao imóvel, não importando quem seja seu proprietário ou possuidor. Se o responsável anterior não tiver saldado as dívidas, o comprador terá que fazê-lo, sem prejuízo de, depois, cobrar a dívida do vendedor.

Depois de fechado o negócio, o comprador deve registrar o contrato no Cartório. Sem isto, a propriedade não é transmitida: “só é dono quem registra”.

Mesmo que não tenha sido pago o valor à vista, o interessado pode averbar o compromisso de compra e venda, para garantir a propriedade após o pagamento.

Quer mais informações? Acesse o site do 2º Cartório de Franca, onde há informações detalhadas sobre o tema.

*Em Itapevi, o Cartório de Registro de Imóveis fica na Av. Presidente Vargas, nº 650, conj. 04 – Nova Itapevi. Como este cartório foi inaugurado em 13/11/2009, registros anteriores estão no Cartório de Registro de Imóveis de Cotia, localizado na Av. Prof. Manoel José Pedroso, nº 239, 1º andar – Pq. Bahia.

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