Quem fiscaliza o MP?


Internamente, existe a Corregedoria-Geral do Ministério Público, a quem cabe a orientação dos membros e, no caso de prática de irregularidades, a investigação e punição do responsável. Periodicamente a Corregedoria faz inspeções e correições nos cargos. Em Itapevi, todos os Promotores foram correcionados neste ano de 2011. Além disto, os Procuradores de Justiça (que são os Promotores mais antigos na carreira e trabalham diretamente com o Tribunal de Justiça, em grau de recurso, por exemplo) tem função permanente de correição dos Promotores. Quer dizer que no momento em que o processo chega nas mãos de um Procurador, ele deve verificar como foi a atuação do Promotor e, caso verifique falhas, deve representar à Corregedoria para apuração.

Externamente existe o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP –, formado por 14 membros: o Procurador-Geral da República, 4 membros do Ministério Público da União, 3 membros do Ministério Público dos Estados, 2 juízes (indicados 1 pelo STF e outro pelo STJ), 2 advogados e 2 cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada (indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal). Sua atribuição não é apenas observar o cumprimento dos deveres funcionais de dos membros do MP, mas também de controlar a atuação administrativa e financeira do Ministério Público (atos internos e gasto do dinheiro).

Ambos são absolutamente abertos ao público. Qualquer pessoa pode representar contra atuação indevida do membro do Ministério Público. A Corregedoria do Ministério Público de São Paulo fica na Rua Riachuelo, nº 115, Centro – SP/SP.

O CNMP fica em Brasília e pode ser acionado pelo site oficial.

Anúncios
Esse post foi publicado em Conheça o MP e marcado , , , . Guardar link permanente.