Posse Responsável de Animais Domésticos


Se você tem um animal doméstico ou está pensando em ter um, saiba que está assumindo responsabilidades. Recolhimento de fezes nas ruas, supervisão nos passeios, vacinação (especialmente contra a raiva), evitar crias não desejáveis e não o abandonar são apenas algumas delas.

Antes de decidir ter um animal,  considere todos os fatores importantes. Converse com os outros familiares, para saber se todos estão de acordo. Verifique se o espaço existente é adequado e considere que você poderá mudar no futuro e terá que levar o animal consigo. Lembre que alguns animais requerem proteção de janelas. Avalie os gastos que terá e se isto está dentro do seu orçamento.

O Município de Itapevi não possui Lei de Posse Responsável de Animais Domésticos e o Ministério Público, atento a esta questão, está empenhando esforços para reverter este quadro. Várias cidades têm leis neste sentido, que auxiliam na política de conscientização social. Veja no site da Prefeitura da cidade de São Paulo o programa PROBEM e aprenda mais sobre as responsabilidades, cuidados, doenças, formas de prevenção de ataques e adoção.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ações do MP, Consciência Ambiental e marcado , . Guardar link permanente.