Áreas de risco: saiba prevenir acidentes


O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas elaborou um vídeo com informações relevantes para identificação de riscos e prevenção de acidentes em áreas de riscos. O trabalho foi realizado para a Prefeitura de Mauá no âmbito do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).

As ocupações em área de encosta são sempre uma preocupação a todos. A água da chuva e o esgoto lançado diretamente no solo da encosta são os fatores que acarretam os deslisamentos.

A mata nativa e gramíneas auxiliam a evitar a erosão. Mas cuidado, a bananeira, por exemplo, contribui para a erosão por causa do acúmulo de água.

As casas devem estar o máximo possível afastadas do barrando, para evitar que seja atingida em caso de deslisamento. A construção sobre aterro lançado (terra cortada da encosta e lançada ao chão para nivelar o terreno) tem mais riscos, por não haver a compactação necessária.

Fique atento com as rachaduras nas paredes e no chão. Faça medições periódicas para ver se estão aumentando. Na dúvida, chame a Defesa Civil do Município.

Não lance lixo e entulho encosta abaixo, porque isto vai propiciar o deslisamento.

Veja também a cartilha: Comunidade Mais Segura

Anúncios
Esse post foi publicado em Consciência Ambiental, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.